Os anos 90 foram marcados pela guerra dos consoles 16 Bits, Mega Drive vs Super Nintendo, com jogos cada vez melhores. Mas isso até a chegada do Sony PlayStation, em dezembro de 1994, que fincou de vez a geração 16 Bits e deu início a uma nova era de tecnologia e games.

Primeiramente, o console seria um leitor de CD-ROM para o Super Nintendo Entertainment System, a ser produzido em conjunto com a Nintendo. Durante as negociações para o lançamento, o acordo entre as empresas foi rompido. Então, o engenheiro Ken Kutaragi convenceu os executivos da Sony a continuar com o projeto. Foi aí que nasceu a divisão Sony Computer Entertainment, com a finalidade de implementar no mercado um novo console de videogame: o PlayStation. Mal sabia a Nintendo que nascia ali o seu maior rival no mundo do entretenimento eletrônico, que superou até mesmo a Sega.

Desde o seu lançamento até 2006, o PlayStation vendeu mais de 103 milhões de unidades, o primeiro videogame da história a alcançar tal marca.

O console foi responsável por fantásticos jogos na indústria, lançou várias franquias que ainda hoje fazem sucesso e conquista cada vez mais jogadores em todo o mundo. Até 2007, mais de 900 milhões de jogos foram vendidos em todo o mundo, não deixando nenhuma dúvida sobre o sucesso do aparelho.

O PlayStation 4 (PS4) é o novo console produzido pela Sony, lançado em 2013. O novo console tem um design elegante e visualmente impactante, onde quer que seja colocado com visual mais sóbrio e discreto. Outro detalhe é a linha vertical que cruza toda a parte superior da plataforma. Na frente do console, essa linha é dividida em dois botões: Eject e Power. Em cima, ela acende e indica se o console está ligado, em espera ou com problemas.

Evolução PlayStation

Dentre suas especificações estão: 8GB de Ram, leitor de Blu-ray mais rápido e um sensor de movimentos introduzido no controle, o DualShock 4. O controle do PS4 tem um sensor touchscreen e um botão para compartilhamento.

Uma das maiores novidades está o PlayStation App, que permite aos jogadores do PS4 transformarem smartphones e tablets em segunda tela para aprimorar ainda mais o jogo.

Atualmente, mais de 140 jogos  estão em desenvolvimento para o PS4, incluindo 40 que incluem “experiências” exclusivas para PlayStation. Dentre os  jogos exclusivos destacam-se: InFamous Second Son e DriveClub além de games para outras plataformas como Call of Duty: Ghosts, Assassin’s Creed IV: Black Flag e Watch Dogs.

O preço do PS4 no Brasil gira em torno de R$4 mil.