Poucos personagens chegaram ao nível de popularidade do Coringa. E mesmo passados 75 anos desde sua criação, ele sempre se manem atual, tanto nas HQs quanto em outras mídias.

O Coringa foi criado a partir de uma foto de Conrad Veidt no filme “The Man Who Laughs” (1928) trazida pelo roteirista Bill Finger, e uma carta de baralho trazida pelo desenhista Jerry Robinson. Apesar de haver diversos relatos e histórias, a origem do nome e seu surgimento ainda é um mistério.

O Coringa é, sem dúvida alguma, o maior adversário do Batman. Desde que o Herói surgiu nas ruas de Gotham nos primeiros números de sua revista, o Coringa decidiu combatê-lo, causando pânico e terror para atingi-lo.

Conheça agora algumas curiosidades sobre o palhaço mais famoso do mundo.

coringa1- Coringa ou curinga?

A palavra “curinga” é o nome correto da carta de baralho, mas no Brasil o vilão misteriosamente acabou sendo grafado como “coringa”, que significa pessoa feia e raquítica, algo que também representa adequadamente o vilão.

2- Você já sabia! Vilão mata o menino prodígio em 1989.

Durante uma missão em busca de sua mãe biológica, Coringa prende e assassina Robin, espancando-o com um pé-de-cabra até deixá-lo à beira da morte e depois joga uma bomba no local.

3- Morrer ou não viver?

Coringa ia morrer no primeiro número dos quadrinhos do Batman. Batman o mataria, mas o diretor gostou tanto do vilão que decidiu mantê-lo na história.

4- Um gênio de palhaço!

A capa de Detective Comics 69 (1942), foi considerada a melhor capa de super-heróis da Era do Ouro, desenhada por Jerry Robinson. Nela, o Coringa aparece como um gênio da lâmpada empunhando duas pistolas. Esta seria a única vez que o Palhaço do Crime estamparia uma capa com armas tradicionais.

5- Palhaçada no altar?

Coringa casou-se com uma jovem chamada Jeannie, que morreu na mesma noite do acidente que o transformou no vilão insano que conhecemos. O arco Desforra (2004) trás mais detalhes sobre este romance. Para persuadir o coringa a participar do assalto à Ace Química, um grupo de mafiosos seqüestra sua esposa. Ao voltar para casa naquela noite, já desfigurado, ele encontra o apartamento em chamas e a esposa morta. Anos depois, o coringa descobre que sua esposa foi assassinada por Oliver Hammet, um policial que trabalhava para os mafiosos e promete matá-lo. Mas, como não encontrou, ainda não cumpriu seu intento.

6- Sorriso Letal!

A arma mais poderosa usada pelo Coringa, sem dúvidas é o gás do riso, mais conhecido como “Veneno do Coringa”, que força a vítima a rir tão histérica e descontroladamente que acaba por provocar-lhe a morte. Após a morte, a substância enrijece seus músculos faciais e a deixa com um sorriso enlouquecido, esbranquiça sua pele, para ficar igual ao do próprio Coringa.

7- Intervalo de risos

Um fato curioso é que o ator Heath Ledger andava de skate pelo set de filmagens, nas pausas das gravações completamente caracterizado de Coringa.

8- Palmas improvisadas!

Poucos sabem mais as palmas que se tornaram icônicas, não estavam no roteiro, foram improvisadas por Ledger em um exato momento da cena, para o anúncio da promoção de James Gordon como Comissário da polícia.

9- Hora da verdade!

Antes da gravação da cena do interrogatório em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ledger pediu para que Christan Bale o batesse de verdade, essa é única cena de luta real dentro de toda trilogia.

10- Sem Olhar?

Durante o Batman: O Cavaleiro Trevas outro fato curioso é que o Coringa nunca olha para suas vítimas no momento em que as mata. Isto nos faz refletir o quão cruel é o vilão.